sábado, 30 de maio de 2009

Socializar Informações, trabalhos entre outros....

Olá pessoal, estamos abrindo um espaço para todos pesquisadores, educadores e interessados nessa área para compartilhar experiencias e trabalhos academicos em nosso blog.

Os interessados em divulgar seu trabalho, experiencias, relatos, denunicas, artigos, videos entre outros mandem para o email: socioeducacao@gmail.com

Abraços para todos!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Diário de um sonâmbulo

Sabe como é: madrugada e insônia são duas coisas que se misturadas podem provocar um estrago imenso no cara. Já atendi muitos adolescentes internados que passavam a noite de olhos abertos por monte de motivos: porque via o cara que ele matou, pq via o demônio, pq não parava de pensar na família, etc. Tudo bem, nada que uma boa intervenção e um encaminhamento ao psiquiatra não resolva. O problema é quando isso acontece com vc. Num dia onde tudo trasncorreu como se previa, sem grandes frustrações ou anseios. Estou aqui, sem conseguir dormir. Mas já que, como disse, essa minha situação atual pode provocar um estrago, então beleza, vou canalizar meus esforços para uma espécie de denúncia, como se toda a minha raiva e indignação por não estar conseguindo dormir fosse meu álibe psíquico que me insenta das boas e poucas que vou escrever em forma de Pesadelos... aiai.
Pesadelo 01: O Secretario de Justiça do DF nomeia como diretor do CIAGO um advogado da Companhia Elétrica de Brasília, isso mesmo, um diretor de uma Instituição de Internação de ponta que é CIAGO sendo dirigido por um advogado de companhia elétrica. Se vc for analisar bem, naquela regra da politicagem e interesses eleitorais que regem Brasília, o nosso amigo Governador Arruda foi Diretor da CEB tb, antes mesmo de chorar na plenária do Senado (o escândalo do painel, lembram?) e antes de ser nosso ilustre governador: isso quer dizer alguma coisa? O fato é que técnicos extremamente competentes na socioeducacão estão a mercê das vontades de um cara que tem dificuldades cognitivas que comprometem até a sua fala, isso eu comprovo porque já conversei com esse bolha. Ainda por cima está sendo assessorado, obviamente por não saber nada de Medida Socioeducativa, por dois funcionários do CAJE, outro centro de internação do DF que tem em seu currículo cerca de 20 mortes de adolescentes desde 1995. Ou seja, nisso aí, a Vara da Infância, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente - CDCA -, a Associação das Mães de Adolescentes em Risco - AMAR-, não falam nada, sequer apontam uma reflexão sobre essa discrepância administrativa. Bem, existem aqueles que no auge da sátira vão falar: "Ah, mas eles estão aí é pra trazerem a 'luz' da mudança", lógico, como bons funcionários da CEB, Arruda e Anderson (Diretor do CIAGO) não podem fazer suas bobagens às cegas. Tristeza é pouco.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Hora de construir conhecimentos em Socioeducação.

Meus Nobres,

Nos dias 25 até 27 de novembro de 2009 se realizará o II Fórum Internacional de Pedagogia. Os objetivos deste fórum, desde quando sua criação são os seguintes:
  • viabilizar o encontro de professores(as), estudantes e pesquisadores(as) envolvidos com a pesquisa na graduação em Pedagogia e áreas afins;
  • possibilitar a socialização da produção do conhecimento na graduação, na área de pedagogia e áreas afins, por diversas universidades, no âmbito internacional, como forma de se pensar políticas e fomentos para a iniciação científica;
  • estabelecer parcerias entre instituições participantes do evento;
  • discutir modos de inserir o(a) aluno(a) de graduação na pesquisa;
  • consolidar a ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM PEDAGOGIA – AINPED.

Legal, né? Eu honestamente nem sabia que existia uma associação de pesquisa em pedagogia, e ainda por cima internacional. Olha só o que a internete nos apresenta!!! É hora então de todas/os as/os pedagogas/os mostrarem o que sabem sobre pesquisa. Ótimo momento também para nós, profissionais da socioeducação, organizarmos nossos conhecimentos e apresentarmos pesquisas. Ah, até dia 30 de junho estão abertas as inscrições para apresentação de GTs e Oficinas... Já estamos fazendo as nossas propostas, daqui a pouco a gente posta no blog.

Abraços a todas/os e Paz e Bem, sempre.

Segue o link do evento para maiores informações: http://www.forumdepedagogia.com/

Serie apresentada no Fantastico: "Di Menor: Infancia no Crime"

Serie apresentada em quatro capitulos, onde mostra a realidade vivida por muito jovens brasileiros que cumprem medidas sócio educativa de Internação no Brasil, e que nos levam a refletir das muitas cenas por nós já presenciadas e de vidas acompanhadas diariamente por nós educadores. Acessem:

http://www.youtube.com/watch?v=WS723i711Vk

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cursos de extensão, Especialização e Mestrado na área Adolescentes em Conflito com a Lei



Extensão:

Fundamentos Multidisciplinares da Ação Profissional junto ao Adolescente em Conflito com a Lei

Este curso aborda o marco normativo nacional e internacional na área do adolescente autor de ato infracional e o fluxo do sistema de justiça e busca a compreensão multidisciplinar do desenvolvimento psicossocial na adolescência e as especificidades do adolescente envolvido com a prática do ato infracional.
Coordenação: Prof. Dra. Isa Maria Ribeiro Guará
Unidades de Ensino:1. Direito da Criança e do Adolescente - Prof.Ms. Claudio Hortencio Costa.2. Desenvolvimento do Adolescente – Adolescência e Criminalidade Profa. Dra. Maria Fernanda Peres e Prof. Dr. Jorge Broide
Público-alvo: Profissionais graduados em diferentes especialidades; gestores e técnicos de órgãos públicos e privados que atuam na área ou tenham interesse na temática.
Carga horária: 45 horas
Horários: Sábados das 8h às 17h
Local: Unidade Marte

http://www.uniban.br/extensao/cursos/fundamentos_conflito_lei/index.asp


Medidas e programas socioeducativos

Este curso aborda o planejamento, gestão, execução e avaliação dos diferentes programas de medidas socioeducativas (privação de liberdade e meio aberto) e as ferramentas teórico-técnicas para o diagnóstico e intervenção em grupos e instituições para uso no cotidiano do trabalho junto aos adolescentes.
Coordenação: Profa. Dra. Isa Maria Ferreira da R. Guará
Unidades de Ensino:1. Programas socioeducativos: fluxos, parcerias, planejamento, gestão, avaliação e cotidiano – Profa. Dra. Irandi Pereira 2. Grupos e Instituições – Prof. Dr. Jorge Broide
Público-alvo:Profissionais de diferentes especialidades; gestores e técnicos de órgãos públicos e privados com curso superior.
Carga horária: 45 horas
Horários: Sábados das 8h às 17h
Local: Unidade Marte

http://www.uniban.br/extensao/cursos/medidas_socioeducativos/index.asp

Especialização:

Verifiquem o link com toda a apresentação do curso:

http://www.uniban.br/posgraduacao/areas_sociais_criticas/adolescente_conflito_lei/index.html


Mestrado:

Verifiquem o link com toda a apresentação do curso:

http://www.uniban.br/posgraduacao_stricto/inst_educa/adolescente_conflito_lei/index.html


Acessem os links e aproveitem as ofertas para Junho de 2009.



Aos meus colegas do Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras - CIAGO - e demais profissionais em Medidas Socioeducativas

Carrego a certeza, ainda passível de comprovações como são todas as minhas certezas, que nosso trabalho não se resume a outra coisa – até porque não existi coisa tão grande e importante quanto esta – senão de fazer com que as pessoas queiram conhecer a si mesmas.
Conhecendo a si mesmas, necessariamente conhecem aos outros, que também são humanos e que, por essa condição, não podem ser tão diferentes em seus limites, em seus sofrimentos, suas angústias ou suas alegrias: comungam de um mesmo sentimento silencioso de humanidade. Pensando sobre nosso trabalho, lembrei-me de um livro que reli faz pouco, Devaneios de um Caminhante Solitário, de Rousseau. Talvez uma das mais empolgantes autobiografias já escritas, com seus vícios incorrigíveis do romantismo da época, mas fascinante na quase perfeita comunhão entre o uso da filosofia como instrumento de autoconhecimento e o uso da poesia para delinear em palavras ousadas e em frases fortes os sentimentos dessa caminhada que se faz solitariamente.
Rousseau era um homem obstinado em se conhecer, como quase todos filósofos e poetas: estava, portanto, treinado para se questionar e, por isso, no final de sua vida, fez um balanço extremamente doloroso, questionador, desesperançoso e sem escrúpulos de sua existência. Algumas semanas após escrever esse livro, Rousseau falece. E uma coisa que não podemos negar é o fato de que só o objetivo de querer abertamente traçar essa caminhada já é, sem dúvida, terrivelmente doloroso. Quem teria essa coragem de fazer o que Rousseau fez? Quem teria a coragem de propor, já no final da vida, quando normalmente as pessoas preferem o retiro de todas as angústias do pensamento e das incertezas, caminhar ainda sobre o chão ardido do autoconhecimento?
Arrisco-me a dizer que conhecer a si próprio, não é um convite, não é algo que você decide fazer logo depois de acordar de uma noite mal dormida ou depois de um conselho dado a esmo por alguém desconhecido ou pouco querido. Independente de qualquer projeto de vida que a gente carrega no peito, como o de comprar uma casa, ou o de ter filhos, ou ainda o de apenas escrever um livro, conhecer a si próprio é a única caminhada que não nos abandona, ela está sempre debaixo dos nossos pés desde que respiramos pela primeira vez. Dessa forma, acredito que, como pede a milênios o oráculo de Febo, talvez seja a única ação existencialmente válida, porque proporcionalmente inútil e dolorosa. E, particularmente, adoro as coisas inúteis e dolorosas. Entretanto, é natural que por vezes preferimos, por uma escolha que não cabe julgamento ou por conseqüência de uma vida já muito doída, silenciar o questionamento sobre o nosso eu.
Quando esse questionamento aparece, tratamos logo de emudecê-lo: sejamos sinceros, é menos contundente se atirar no devir das coisas e ser um ébrio da sua própria existência do que ter de pensar sobre ela, do que ter de se responsabilizar na pergunta “Quem sou eu”?, mesmo que futuramente você descubra que essa pergunta não leva a lugar nenhum. Daí que trabalhamos com pessoas desse jeito. Com essa condição de pensamento, que na verdade não é condição nenhuma. De todos os erros, justificados ou não, que talvez eles cometeram, o maior deles, creio, é de não se pensarem, e, no contrário disso, é que reside a grandeza do nosso trabalho. Só que como todo grande trabalho – já nos provou Hércules e Marx – a realização dele reflete sobre nós mesmos. A propor que os outros pensem em si, pensamos em nós, com toda a violência e radicalidade.
Que bonita caminhada a que nosso trabalho se propõe! Boa sorte a todos!

Introdução

Olá nobres senhoras e senhores visitantes,

Este blog tem mais tendência de ser um grito que um manifesto; de ser um alerta que uma simples atenção; de ser denúncia ao invés do simples olhar; de ser luta antes mesmo de toda a boa vontade. O que é Socioeducação? O que é um Processo Socioeducativo? Como podemos diferenciar Socioeducação da Educação Formal? Ou porque ter que diferenciar? A que pé anda as Medidas Socioeducativas no Brasil e no Mundo? Quais são as figurinhas do governo no seu Estado que estão fazendo algo verdadeiramente significante? E quais são aquelas que devem ser deliberadamente denunciadas para que o assunto sobre Socioeducação do Brasil avance?
É horas de pessoas comprometidas com a infância e a adolescência poderem ter espaço para a construção de seu conhecimento, a informação de suas experiências e, principalmente, a publicação de seus desejos e sonhos. O blog é nosso, sejam bem-vindos!